terça-feira, 19 de outubro de 2010

Replay II

Um motivo real para um referendo é o maldito horário de verão. Eu ainda vou conseguir reunir psicólogos, biólogos e médicos, e provar que é realmente arbitrária a postura do governo em desorganizar a saúde da população, em favor de uma economia de energia de 3%, que será consumida rapidamente, pelo esgotamento físico e mental das pessoas.

Digo isso, porque à época do apagão (2001?), a campanha na televisão, e a conscientização da população por todos os meios de comunicação, bem como o medo geral de ficar sem energia, resultaram em uma economia de 32%.
Ora, se a campanha é tão mais eficaz, qual a finalidade de fazer as crianças acordarem 1 hora mais cedo para ir à escola, e começar aquela guerra com o relógio, que muitos de nós conhecemos? Meu relógio biológico me acorda todos os dias pontualmente às 6 da manhã. Hoje, por uma razão que me é inconcebível, acordei às sete. Claro, meu biorritmo não está errado. O relógio é que está. Cheguei atrasada ao serviço. (Cheguei tarde hoje DE NOVO… Nada mudou, todo ano a Lesma Lerda)

Daqui 3, 4 meses, quando eu estiver plenamente adaptada ao infernal horário, terei que me adaptar de novo, por mais 8, 9  meses, para estragar tudo de novo depois. Círculo vicioso... e a qualidade de vida que se dane, porque o que importa é fazer uma economia porca e absurda de 2,5% na energia.

Ei, ei, ei. Não estou dizendo que devemos esbanjar recursos naturais, nem que devemos torrar tudo que tivermos. Mas consciência vem de reflexão, não de acomodação. “Ah, é mais fácil o horário de verão, do que poupar conscientemente energia”. Já ouvi isso. Sei que é verdadeira a oração.

Paciência. Cada um sabe onde consegue chegar.

Mas francamente, essa bagunça na estrutura biológica das pessoas está errada! Não é possível que não se perceba o prejuízo que é essa “economia”. É por isso que a gente vive tão pouco. Não respeitamos mais os limites, nem as exigências, nem as regras do organismo que temos. Estamos sempre dispostos a bagunça-lo por questão de cultura (e toma fritura), por questão de acomodação ( e gruda remédios mil), e por questão alheia a nossa vontade (horário de verão), para não contrariar os interesses nada práticos de algum besta que acha que uma hora pra frente e para trás,  poupa alguma coisa...

 

raiva

 

(originalmente postado em 20/10/2005 - 08:25 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário